A Câmara Municipal de Lisboa e a Gebalis serão as entidades organizadoras da próxima edição do festival europeu, dedicado à Habitação Pública, Social e Cooperativa.
Lisboa, 9 de junho de 2025: A próxima edição do International Social Housing Festival, a decorrer em 2027, será organizada pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Gebalis, trazendo a Portugal, pela primeira vez, o festival europeu dedicado à Habitação Social. A capital será a anfitriã do evento, demonstrando, uma vez mais, o compromisso para com a habitação acessível e inclusiva.
Festival Internacional de Habitação Social em Lisboa, com edifícios históricos
Reconhecido como um dos principais eventos europeus neste âmbito, o International Social Housing Festival foi criado com o intuito de destacar o papel da habitação social para uma vida pessoal e ambientalmente sustentável nas cidades, reunindo, para tal, decisores políticos, investigadores, urbanistas, arquitetos e ativistas para discutir e partilhar as melhores práticas europeias.
Filipa Roseta, Vereadora da Habitação e Obras Municipais da Câmara Municipal de Lisboa, afirma que "é com um profundo sentido de responsabilidade que Lisboa se prepara para acolher, pela primeira vez, em 2027, o International Social Housing Festival. Esta oportunidade é um reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver na área da habitação. A nossa visão para Lisboa é a de uma cidade onde a diversidade social se reflete na própria estrutura urbana, não se tratando apenas de construir casas, mas de edificar ecossistemas sustentáveis". Filipa Roseta acrescenta ainda que "receber o International Social Housing Festival é uma oportunidade ímpar para partilhar as nossas experiências, aprender com as melhores práticas internacionais e reafirmar o nosso compromisso com uma Lisboa mais justa, mais inclusiva e equitativa, onde o direito à habitação digna é uma realidade para todos".
Fernando Angleu, Presidente do Conselho de Administração da Gebalis, salienta "a importância de se receber, pela primeira vez, este evento europeu, que espelha um alinhamento de compromissos face à habitação social. O trabalho desenvolvido ao longos destes últimos anos materializam uma vontade de trazer mais e melhores condições ao município de Lisboa e aos seus moradores, sendo um caso de sucesso que merece ser reconhecido e visto numa escala europeia".
A edição de 2025 aconteceu em Dublin, na Irlanda, onde foram apresentados os European Responsible Housing Awards. O projeto "Lotes com Vida", da Gebalis, esteve entre os 25 finalistas, de 12 países, chegando a uma short list de cinco iniciativas na categoria ‘Going the extra mile for safe and sound living’.
A próxima edição do International Social Housing Festival terá lugar em Lisboa, em 2027, em data e local ainda a definir.
Lisboa vai receber próxima edição do International Social Housing Festival
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.