Sábado – Pense por si

Fragilissimamente atravessa poemas com profunda lucidez lírica

06 de julho de 2021 às 10:06
As mais lidas

Novo livro de Gilda Nunes Barata

FRAGILISSIMAMENTE é um coração.

Como é que se fazem-escrevem badanas/orelhas para um coração?

Como é que se escutam os batimentos de um coração que se expõe na sua delicadeza furiosa? Sem pudor de se mostrar, sem medo de levar o corpo à deserção existencial.

Uma tensão crescente de sentimentos e ideias atravessa os poemas e afirma com profunda lucidez lírica: "As pessoas fáceis estão nas prateleiras dos supermercados".

Barquinhos

Dançam uma valsa

Em torno de um farol.

O forte

Chora.

Queria pedir a mão

À areia,

Casar com o mar.

Gilda Nunes Barata nasceu em Lisboa. É licenciada em Direito, Mestre em Literatura, Doutorada em Filosofia. Membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, colabora também no Centro de Estudos sobre o Imaginário Literário da Universidade Nova. Autora de várias obras de poesia, ensaio e literatura infanto-juvenil. 

https://editoraurutau.com/titulo/fragilissimamente

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.