Em Cantanhede de 31 julho a 10 de agosto e num cartaz recheado o britânico James Bay é a estrela maior
Para além de um cartaz musical eclético e do regresso do Expofacic Kids, a edição de 2025 da maior feira-festa do país tem como grandes atrações o Street Gaming e o "Fluviário vai à Expofacic", o maior aquário móvel da Europa.
Mesmo tendo em conta que "é cada vez mais apertada a margem de crescimento" do evento, a autarca de Cantanhede, Helena Teodósio, enumerou alguns dos desafios com que a Comissão Organizadora se viu mais uma vez confrontada, a começar pelo "aperfeiçoamento do conceito, pela inovação, incorporando outros motivos de interesse, surpreendendo os visitantes com novas experiências".
Já o presidente da INOVA-EM, Pedro Cardoso, deu a conhecer a programação da Expofacic 2025, relembrando, desde logo, que se trata de "um dos maiores centros comerciais a céu aberto da Península Ibérica, onde se cruzam as áreas do negócio, agricultura, comércio, educação, gastronomia, artesanato e muito mais". Destacando que "ao cartaz musical de excelência, capaz de agradar a todos os públicos, se juntam este ano duas grandes novidades, o Street Gaming e o maior aquário da Europa".
Trata-se de um cartaz transversal e vibrante, que abre com Os Quatro e Meia e José Pinhal Post-Mortem Experience, a 31 de junho, seguindo-se Nininho Vaz Maia e Plutonio (1 de agosto), Hybrid Theory e Xutos & Pontapés (2 de agosto), Tony Carreira e ABBA Experience (3 de agosto), Némanus e Bia Caboz (4 de agosto), Mariza e Miguel Luz (5 de agosto), Calema e Nena (6 de agosto), Pegadinha e Lon3r Johny & Profjam (7 de agosto), James Bay e Dillaz (8 de agosto), Quim Roscas & Zeca Estacionâncio, Bispo e Van Zee & FrankieOnTheGuitar (9 de agosto) e Maninho e Menos É Mais (10 de agosto).
O Street Gaming vai reunir o melhor do universo dos videojogos, da nostalgia do retrogaming à adrenalina dos simuladores mais avançados e da realidade virtual. À disposição vão estar cerca de 30 consolas de retrogaming jogáveis que levam os visitantes numa viagem no tempo desde os anos 70. Existirão ainda cerca de 20 postos de jogo Arcade, diversos PCs, PlayStation 5 e XBOX com os títulos mais aguardados e recentes. Destaque ainda para o Simulador Racing com jogos como GT7, F1 2025 e Testdrive para os verdadeiros fãs de velocidade, ou a zona de realidade virtual para experiências imersivas únicas.
Já o Fluviário, com 14 metros de comprimento e 22 mil litros de água, promove uma experiência única com o ecossistema fluvial, com dezenas de espécies de peixes. Para além de dar a conhecer a diversidade do mundo subaquático fluvial, este espaço consciencializa para a preservação dos ecossistemas e das espécies que neles habitam.
De volta, está a Expofacic Kids, com as famosas personagens da animação Madagáscar, com as quais as famílias e crianças podem tirar fotografias. No espaço junto ao campo de futebol haverá ainda um circuito de insufláveis, trampolins, casinhas infantis, Vídeo Both 360 Infantil, Foto Both Infantil, animação de mascotes e espetáculos de teatro / musicais infantis.
O setor comercial e a gastronomia são outras âncoras da maior feira-festa do país, com uma pujante área de negócios, onde estão representadas empresas de referência regional e nacional, e 47 tasquinhas gastronómicas, onde é possível saborear pratos tradicionais da Gândara, Bairrada e Baixo Mondego — do leitão às favas e ao bolo de Ançã, passando pelos afamados vinhos e espumantes da região. Mais informação em https://expofacic.pt/
Expofacic 2025 pretende ser a melhor edição de sempre
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.
Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.
"O cachecol é uma herança de família," contrapôs a advogada de Beatriz. "Quando o casamento terminou, os objetos sentimentais da família Sousa deveriam ter regressado à família."