Sábado – Pense por si

Ano Novo chinês celebrado online

26 de janeiro de 2021 às 11:41
As mais lidas

Programação arranca dia 28 de janeiro e antecipa o início do ano do Boi, assinalado a 12 de fevereiro.

As comemorações do ano novo chinês, ou festa da Primavera, contam uma vez mais com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

Este ano, a transmissão online substitui o tradicional desfile com dragões, serpentes e acrobatas, que todos os anos atrai centenas de pessoas à Avenida Almirante Reis.

Artistas da China, Macau e Portugal integram a programação, com início a partir das 11 horas de 28 de janeiro.

Apesar das restrições determinadas pelo estado de emergência, em tempo de pandemia de Covid-19, as tradicionais lanternas vermelhas enfeitam já a avenida, entre o Martim Moniz e os Anjos, para assinalar a efeméride mais aguardada pela comunidade chinesa em Lisboa.

O programa foi anunciado hoje, em conferência de imprensa online, com a presença de Man Hin Choi, presidente da Associação de Comerciantes e Industriais Luso-Chineses, Li Ji, conselheira cultural da Embaixada da China, e Alberto Laplaine Guimarães, secretário-geral da Câmara Municipal de Lisboa.
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.