Esta quinta-feira na praia Cabana do Pescador e nos dias seguintes na praia da Saúde (dia 28), na praia da Mata (dia 1) e na praia da Rainha (dia 2), durante a manhã, o roadshow da Academia Ponto Verde vai desafiar crianças e jovens a aprender sobre reciclagem de embalagens
Um jogo de tabuleiro e um livro, ambos em formato gigante e dedicados à reciclagem de embalagens, dão o mote para tornar mais animadas as manhãs de milhares de crianças, desafiando-as a testar o seu conhecimento, enquanto brincam. Estas são as duas atividades que fazem parte do primeiro roadshow "Reciclar é a nossa praia", integrado no projeto Academia Ponto Verde, promovido pela Sociedade Ponto Verde (SPV) e, com o término do ano letivo, agora vai às praias. (ver lista no final)
A área onde se encontra o livro gigante, com imagens muito apelativas, vai associar a leitura a uma atividade muito divertida, onde as crianças mais pequenas vão poder ouvir dois contos, envolvendo-se nas histórias, e, logo depois, mostrar o que apreenderam, colocando vários resíduos de embalagens (réplicas) nos ecopontos verde, amarelo e azul.
Ao lado, encontra-se o já famoso jogo gigante "Recicla Mania" que tem a particularidade de os jogadores serem os próprios peões, sendo esta uma ação que já contou, nos últimos dois anos, com a participação de mais de 4 mil jovens, aproximadamente.
Estas duas atividades vão permitir que as crianças e os jovens, integrados em colónias de férias ou em família, usufruam de momentos de convívio e criem memórias em conjunto, onde a brincadeira se une a um tema que deve ser levado a sério, como é a reciclagem de embalagens.
"Promover a literacia ambiental junto das crianças e jovens, nomeadamente sobre a importância da reciclagem de embalagens, é fundamental. Por isso, depois de termos estado nas escolas durante o período letivo com a Academia Ponto Verde, alargamos agora a sua atuação. Nas praias da Costa da Caparica vamos estar durante quatro manhãs, a proporcionar estas duas experiências muito divertidas aos mais novos, mostrando que é possível aprender a cuidar do Ambiente enquanto se brinca," refere o coordenador de Marketing e Comunicação da Sociedade Ponto Verde, Ricardo Sacoto Lagoa.
A SPV, através da Academia Ponto Verde, promove a literacia ambiental junto dos mais jovens em Portugal, capacitando-os de mais conhecimento e contribuindo para que as gerações mais novas tenham um papel ativo e responsável na sociedade, convidando a que se tornem verdadeiros influenciadores em matéria de Sustentabilidade e Reciclagem, nomeadamente de embalagens.
É um projeto que se tem materializado em iniciativas junto da comunidade escolar, durante o período letivo, sendo agora alargado a todo o ano. O objetivo é incentivar esta boa prática, em qualquer momento e lugar, para que todos possam contribuir para o cumprimento das metas nacionais de reciclagem de embalagens.
Promovido pela Sociedade Ponto Verde, o roadshow da Academia Ponto Verde conta com o apoio institucional da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e da DGAE – Direção-Geral das Atividades Económicas.
Roadshow Academia Ponto Verde, da Sociedade Ponto Verde
De 24 de junho a 26 de julho
Horários: 9h00-11h00
Lista de praias e piscinas (em atualização):
Dia 24 de junho, Praia da Torre (Oeiras)
Dia 25 de junho, Praia de Santo Amaro (Oeiras)
Dia 26 de junho, Praia de Carcavelos (Cascais)
Dia 27 de junho, Praia Cabana do Pescador (Almada)
Dia 28 de junho, Praia da Saúde (Almada)
Dia 1 de julho, Praia da Mata (Almada)
Dia 2 de julho, Praia da Rainha (Almada)
Dia 3 de julho, Praia da Figueirinha (Setúbal)
Dia 4 de julho, Praia de São Martinho do Porto (Alcobaça)
Dia 9 de julho, Piscina Praia de Castelo Branco (Castelo Branco)
Dia 10 de julho, Piscina Municipal de Beja (Beja)
Dia 11 de julho, Praia Fluvial Azenhas D’El Rey (Évora)
Dia 15 de julho, Praia Fluvial Olhos de Água (Alcanena)
Dia 16 de julho, Praia Vila Nova de Mil Fontes (Odemira)
Dia 18 de julho, Praia da Rocha (Portimão)
Dia 19 de julho, Praia dos Salgados (Albufeira)
Dia 23 de julho, Praia Vila do Prado (Vila Verde)
Dia 24 de julho, Complexo de Piscinas Ponte da Barca (Viana do Castelo)
Lisboa, 21 de junho de 2024
Sobre a Sociedade Ponto Verde
A Sociedade Ponto Verde (SPV) tem como missão contribuir para a promoção da Economia Circular através do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) assente num forte compromisso com a Inovação e I&D, a Literacia Ambiental e a Cidadania Ativa. Instituição privada sem fins lucrativos, tem a responsabilidade pelo encaminhamento para reciclagem e valorização dos resíduos de embalagens que resultam do grande consumo, apoiando a conceção de embalagens cada vez mais circulares e propondo novas formas de melhorar os seus processos de recolha, separação e tratamento. A SPV é líder de mercado e serve atualmente 8200 clientes entre micro, pequenas, médias e grandes empresas.
Academia Ponto Verde: nas praias da Costa da Caparica aprende-se a reciclar embalagens
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.