NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Nos dias 19 e 20 de abril o maior encontro nacional em torno do desenvolvimento turístico com base na bicicleta
Local habituado às emoções fortes e à projeção internacional proporcionadas pela Volta ao Algarve, Lagos irá receber os especialistas em mobilidade ativa, agentes turísticos e decisores políticos de todo o país. Estarão em debate as perspetivas e oportunidades do ciclismo de recreio e do turismo em bicicleta.
É a primeira vez que o Fórum, organizado pela Federação Portuguesa de Ciclismo, acontece no Algarve, seguindo uma política de descentralização e de ligação a todo o território nacional.
O quinto Fórum Cyclin’Portugal tem como grande objetivo a divulgação da rede Cyclin’Portugal, motivo pelo qual faz parte do programa a apresentação do Anuário Cyclin’Portugal, grande guia dos percursos cicláveis de Portugal, no dia 19 de abril. Será também uma oportunidade de capacitação e reciclagem de conhecimentos para os técnicos que acompanham os centros e as redes de percursos.
O Fórum Cyclin’Portugal vai ainda permitir aos agentes, protagonistas e técnicos da área do turismo em bicicleta refletirem sobre os desafios presentes e futuros e as formas de valorizar os territórios através de percursos cicláveis qualificados.
"Com este Fórum, a Federação Portuguesa de Ciclismo mantém o compromisso de capacitar os técnicos que trabalham nesta área, assegurando a qualidade e coerência da experiência de pedalar pelos mais de 30 mil quilómetros de percursos que integram a rede Cyclin’Portugal", salienta o vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Sandro Araújo.
Lagos aposta na bicicleta
Para o município, a realização do V Fórum Cyclin’Portugal é encarada como uma oportunidade ímpar de dar visibilidade ao território. "Esta iniciativa ajuda-nos a promover as infraestruturas e condições atualmente existentes para bem receber quem aqui chega de bicicleta, pretenda descobrir os atrativos locais utilizando a mobilidade suave e um contacto mais direto com a natureza ou, até, sentir a adrenalina de atividades desportivas mais radicais".
Desde logo, o Centro Cyclin’Lagos, constituído por 300 Km de trilhos sinalizados, com nove percursos definidos e quatro níveis de dificuldade, apoiados por uma estação de serviço para bicicletas. Esta infraestrutura, a descobrir pelos vários perfis de praticantes, mais ou menos experientes, com mais ou menos capacidade técnica e resistência física, desenvolve-se em área florestal e interior do concelho, permitindo um contacto privilegiado com a natureza, com as tradições rurais e as manifestações culturais e artísticas de que este território é rico, mas também faz incursões até à faixa costeira para dar a conhecer a beleza da praia da Luz e a freguesia.
A recente construção em Lagos do troço de 15 km da Ecovia do Litoral Sul, que atravessa todo o Algarve, é outra boa notícia para os amantes da bicicleta. Uma experiência que pode, ainda, ser vivida seguindo os caminhos da Via Algarviana, que atravessa o interior concelho, ou da Rota Vicentina.
Se isto ainda não for suficiente para despertar a curiosidade de uma visita a Lagos, saiba que por estas terras do barlavento algarvio encontrará vários percursos pedestres e cicláveis temáticos, todos localizados em Barão de São João, entre outros atrativos a desfrutar ao ar livre como a Estação da Biodiversidade da Barragem da Bravura, o percurso paisagístico-cultural da Ponta da Piedade, os passadiços do Cordão Dunar da Meia Praia e os roteiros culturais de arte pública, estatuária e arte urbana.
O programa completo do V Fórum Cyclin’Portugal está disponível em www.cyclinportugal.pt
A cidade de Lagos acolhe, a quinta edição Cyclin’Portugal
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.