Sábado – Pense por si

A Brasileira do Chiado promove tertúlias artísticas no âmbito do Prémio de Pintura

22 de agosto de 2024 às 10:11
As mais lidas

Até 30 de setembro pode participar no Prémio de Pintura e ter a sua obra exposta no mais icónico Café de Lisboa As tertúlias em torno deste evento começam já a 4 de setembro

Em maio deste ano A Brasileira do Chiado anunciou o lançamento de um Prémio de Pintura para assinalar os 100 anos dos primeiros quadros modernistas d’A Brasileira, ali colocados em 1925, com o objetivo de retomar a relação de proximidade entre o Café e a comunidade artística. A atribuição do Prémio está marcada para 19 de novembro, data em que se assinala o 119º aniversário d’A Brasileira e terá lugar no MUDE, Museu do Design, em Lisboa, recentemente reaberto.

Até 30 de setembro ainda está a tempo de participar com uma obra da sua autoria, bastando que siga o estipulado no regulamento do concurso e que pode consultar no site da marca, em www.abrasileira.pt. Os 10 vencedores terão a oportunidade de ver a sua obra exposta n’A Brasileira, uma montra incontornável de Lisboa como lugar histórico e privilegiado que é.

Para dinamizar o concurso, de 4 de setembro a 5 de dezembro a Mensagem de Lisboa, que tem n’A Brasileira a sua sede emocional, promove um ciclo de conversas, sempre às 18h30, moderadas pelas jornalistas da Mensagem Catarina Carvalho e Ana da Cunha. A entrada é livre; se quiser reservar lugar envie um email para geral@amensagem.pt.

4 de setembro - A importância d’A Brasileira no movimento do modernismo

João Bernardo Galvão Teles, bisneto de Adriano Telles

Paulo Almeida Fernandes (Museu de Lisboa)

Moderação: Catarina Carvalho

19 de setembro - O modernismo, o artista multifacetado Almada Negreiros e a sua relação como arquiteto Pardal Monteiro

José Quaresma (FBAL)

Moderação: Ana da Cunha

3 de outubro - As mulheres n’A Brasileira e no Chiado

Emília Ferreira (MNAC)

Sandra Leandro (Museu do Cenáculo)

Moderação: Maria João Martins

17 de outubro - Jorge Barradas, o renovador

Carlos Silveira

Adriana Anselmo de Oliveira

Moderação: Ana da Cunha

7 de novembro - Stuart Carvalhais, pintor, ilustrador e caricaturista

João Alpoim (Museu Bordalo – a confirmar)

Ferreira Fernandes (Mensagem de Lisboa)

Nuno Saraiva (ilustrador)

Moderação: Catarina Carvalho

19 de novembro – este debate decorrerá no MUDE, com a entrega de prémios

José-Augusto França e a segunda vaga de quadros n’A Brasileira

Mariana Pinto dos Santos

Maria de Aires Silveira (MNAC)

Moderação: Catarina Carvalho

5 de dezembro - Bernardo Marques, José Pacheko e Eduardo Viana

Guilherme d’Oliveira Martins

Moderação: Ana da Cunha

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.