O Dia Mundial da Poesia celebra-se anualmente no dia 21 de março, e neste sentido, o IPB Instituto Profissional da Bairrada - tem feito tradição! Mais um ano a declamar poesia junto de toda a comunidade!
Em colaboração com a Biblioteca de Oliveira do Bairro, os alunos do IPB celebram a Semana da Poesia e circulam pelas ruas da cidade a declamar poesia de Luís de Camões. Visitam espaços comerciais, espaços públicos, como a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro ou as Piscinas Municipais e, ainda, outras instituições, como a GNR ou a Santa Casa de Misericórdia de Oliveira do Bairro. Esta ação, contou com o envolvimento e entusiasmo de todos os alunos do 1.º e 3.º ano dos cursos profissionais de Técnico de Manutenção Industrial, Técnico de Mecatrónica Automóvel e Técnico de Eletrónica, Automação e Comando.
Trata-se de uma iniciativa abrangente, dinâmica, capaz de captar a atenção para a riqueza da leitura e da cultura através dela. Esta é uma preocupação do IPB, escola e alunos que têm tido os maiores sucessos, como foi o caso recente da vitória do nosso jovem aluno André Duque no concurso de Leitura em Voz Alta.
No terreno, é de extraordinário interesse verificar que alunos qualificados ao nível do ensino técnico/tecnológico se mostram exemplarmente empenhados em aproveitar a oportunidade, para valorizar outras componentes importantes para o seu desenvolvimento pessoal e curricular.
Para além do Concelho de Oliveira do Bairro, estaremos também a declamar poesia Porta a Porta no concelho de Águeda e de Albergaria-a-Velha.
Sentir o carinho da população que nos recebe, que nos ouve, que nos aplaude, é uma aferição imediata do impacto positivo para todos os envolvidos!
Vencer o Futuro…
É Qualificar com Sentido!
Viva a Poesia! Viva a Leitura!
“Poesia à Porta” com o Instituto Profissional da Bairrada
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"