Sábado – Pense por si

Zita Santos: “Mais de 70% de genes que estudamos nas moscas existem igual no ser humano”

Sofia Oliveira com Ana Bela Ferreira 03 de março de 2022 às 20:00

Consórcio internacional criou o primeiro atlas completo de todas as células da mosca-da-fruta, uma pequena mas poderosa criatura. A SÁBADO falou com uma das cientistas da Fundação Champalimaud que participaram neste projeto.

Um grande consórcio internacional conseguiu chegar ao primeiro atlas completo de todas as células da mosca-da-fruta. Por muito estranho que pareça, as semelhanças entre o pequeno inseto e o ser humano são muitas e isto já permitiu chegar a conclusões importantes em áreas como a genética e a biologia do desenvolvimento. A mosca-da-fruta é tão poderosa que também tem um papel no desenvolvimento de tratamentos para doenças, como o cancro e a diabetes.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?