Sábado – Pense por si

Vítor Cardoso: “O turismo espacial é um fait-divers e vai criar mais lixo no espaço”

Vanda Marques
Vanda Marques 27 de fevereiro de 2022 às 18:00

O físico português começou a estudar buracos negros por ser a área mais complicada. É professor no Instituto Superior Técnico, investigador no Centro de Astrofísica e Gravitação e lidera o consórcio europeu de investigação GWverse COST Action.

A comida e o português foram os motivos para trocar os EUA por Lisboa. E também porque hoje pode fazer ciência tão bem lá como cá, garante o professor de Física do Instituto Superior Técnico. Vítor Cardoso recebeu uma bolsa de 5,3 milhões de euros na área de gravitação, pela Villum Fonden, para estudar um tema que já foi coisa de “maluquinhos.” O físico, que só aderiu ao iPad por causa da pandemia e que diz que as aulas online não são tão boas como as presenciais, defende que o estudo destes temas não serve apenas para matar a curiosidade da humanidade. Há aplicações práticas. Exemplo? Ajudar a prever sismos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.