
Cientistas descobrem ruído de fundo das ondas gravitacionais
A descoberta confirma a teoria apresentada por Einstein há mais de um século sobre a existência de ondas gravitacionais.
A descoberta confirma a teoria apresentada por Einstein há mais de um século sobre a existência de ondas gravitacionais.
O físico português começou a estudar buracos negros por ser a área mais complicada. É professor no Instituto Superior Técnico, investigador no Centro de Astrofísica e Gravitação e lidera o consórcio europeu de investigação GWverse COST Action.
"Cada deteção que fizermos será importante para compreendermos melhor os enxames estelares e os buracos negros que aí se encontram", afirma, citado no comunicado, um dos coautores do estudo, Mark Gieles, da Universidade de Barcelona, em Espanha.
Depois de um ano e meio em que só se falou da pandemia, a tecnologia da vacina de Pfizer e Moderna não foi premiada com um Nobel. Prazo para nomeações acabou em fevereiro e efeitos ainda não eram visíveis. Mas mesmo assim a descoberta poderá levar anos ou décadas a ser reconhecida.
A Stratospolca, um projeto que pretende medir a radiação de fundo no comprimento de onda dos raios gama, será lançado entre segunda-feira e 1 de outubro a partir da Suécia.
Cientistas do MIT criaram um dos instrumentos de medição de tempo mais preciso do mundo: tão exatos que se tivessem começado a funcionar desde o princípio do Universo, hoje só estariam atrasados cerca de meio segundo.
A 25 de abril de 2019, uma fusão entre duas estrelas de neutrões produziu um onda gravitacional capaz de distorcer levemente o espaço-tempo.
O SKA será composto por 2.500 antenas e terá capacidade para rastrear mil milhões de galáxias.
Matemática, Física e Bioeconomia são os temas das iniciativas.
Dois professores catedráticos de Física discutem o homem que revolucionou a ciência: “O legado de Newton é inegavelmente muito valioso, mas o de Hawking não lhe fica atrás.”
A observação de duas estrelas de neutrões a colidirem. É esta a descoberta científica do ano.
Pela primeira vez na história da astrofísica, vários cientistas observaram o que acontece quando duas estrelas de neutrões colidem. Esta colisão levou à libertação de ondas gravitacionais que foram igualmente observadas. Vídeo mostra uma reconstituição do fenómeno.
Astrofísicos norte-americanos Rainer Weiss, Kip Thorne e Barry Barish distinguidos
A Academia do Nobel decidiu atribuir o prémio para a Física aos norte-americanos que comprovaram teoria de Einstein sobre a existência de ondas gravitacionais.
Anúncio do Prémio Nobel da Física aconteceu em Estocolmo.
Observatórios de todo o mundo juntam-se para captarem a primeira imagem de um buraco negro. Uma descoberta importante para a Física