
Detetado pela primeira vez par de estrelas próximo de buraco negro supermassivo
As estrelas, que orbitam entre si, foram observadas com o telescópio VLT, no Chile, próximo do buraco negro Sagitário A*.
As estrelas, que orbitam entre si, foram observadas com o telescópio VLT, no Chile, próximo do buraco negro Sagitário A*.
O poeta e obstetra tem um livro sobre fezes. Diz que os excrementos são "uma prova de vida" e garante que há tanta matéria poética em olhar para o cosmos como no ato de defecar.
O prémio Nobel da Física foi atribuído aos cientistas John J. Hopfield e Geoffrey E. Hinton
Estudioso das PPP, o novo ministro das Finanças sabe a receita para um excedente a sério. Veremos se o Governo a segue.
A lixeira de outdoors e cartazes de campanha gera um gasto obsceno em poluição visual e política. E convida a dinheiro sujo.
Trabalhou com Stephen Hawking, que “tinha um grande sentido de humor”, e publica agora a teoria final do físico mais famoso do mundo. O professor defende que devemos valorizar o nosso planeta.
Autobiografias, história, ensaios ou ciência: há várias novidades literárias de não-ficção a descobrir nos próximos meses. Sugerimos-lhe 12.
Índia pousou com sucesso a sua primeira nave espacial na Lua em agosto, juntando-se aos Estados Unidos, União Soviética e China.
A descoberta confirma a teoria apresentada por Einstein há mais de um século sobre a existência de ondas gravitacionais.
A verdade é que cheguei à conclusão de que, com todas as confusões geradas pelos comportamentos de vários membros do Governo, vai ser totalmente impossível proceder a uma discussão séria acerca do futuro da União Europeia na campanha eleitoral para a escolha dos deputados portugueses ao Parlamento Europeu.
Investigadores acreditam que terá uma massa equivalente a mais de 30 mil milhões de vezes a do Sol.
O Nómada já era um dos preferidos dos amantes de sushi em Lisboa. Discreto nas Avenidas Novas, saltou agora para o Chiado, onde se está a exibir.
“Gigante gentil” foi assim que os cientistas apelidaram o buraco negro gigante visto no centro da Via Láctea.
A NASA transformou ondas emitidas pelos buracos negros em notas inaudíveis pelos humanos, e converteu-as. Oiça o resultado.
As cobranças ilegais da Vodafone, a inadimplência da Segurança Social, o terramoto de 1755 e o fascinante mundo dos buracos negros - tudo na sua SÁBADO digital.
O físico português começou a estudar buracos negros por ser a área mais complicada. É professor no Instituto Superior Técnico, investigador no Centro de Astrofísica e Gravitação e lidera o consórcio europeu de investigação GWverse COST Action.