Sábado – Pense por si

VIH. O que ainda se acredita - e não devia

Luana Augusto
Luana Augusto 16 de agosto de 2024 às 07:00

Nova campanha Transmissível pretende acabar com mitos sobre a infeção pelo vírus da imunodeficiência humana. João Brito, presidente da direção da GAT, aborda os mais comuns.

Um beijo pode transmitir o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH)? E a picada de um mosquito? Será que a partilha de talheres pode contribuir para a contração da infeção? Estes são alguns mitos sobre o VIH que persistem cerca de 40 anos depois da identificação do vírus e que a campanha "Transmissível",coordenada pelo Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) e a associação SER+, visa desconstruir, através das histórias de vida de dez pessoas, seis delas com o vírus. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro