Sábado – Pense por si

"Terra quente" ou "idade do gelo"? Limite pode ser ultrapassado em 2024

Luana Augusto
Luana Augusto 07 de novembro de 2024 às 11:35

Este ano pode ser o primeiro em que as temperaturas anuais podem superar os 1,5ºC acima do nível pré-industrial. Especialista Gil Penha-Lopes apela à aposta nos potenciais de cada região e à regulação do ciclo da água.

O ano de 2024 está encaminhado para se tornar o mais quente de sempre - e o primeiro a superar os 1,5ºC na temperatura anual comparando com os níveis pré-industriais, o valor do aumento máximo da temperatura global até 2030 estabelecido pelo Acordo de Paris. Os dados são do Serviço Copernicus para as Alterações Climáticas. À SÁBADO, o investigador Gil Penha-Lopes, especialista em alterações climáticas, garante que este cenário é expectável ainda para mais quando as soluções apresentadas pelos países não são as mais adequadas. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Naufrágio da civilização

"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".