Sábado – Pense por si

Sabe como se ganham 800 mil euros?

Ana Taborda
Ana Taborda 26 de janeiro de 2017 às 12:25

João Morais-Cabral e Miguel Castelo-Branco, hoje distinguidos pela FLAD, explicam tudo. Foram premiados pelas investigações na área da resistência a antibióticos e autismo

Costuma prometer aos alunos que os vai pôr num avião, quer que saiam, se não de Portugal pelo menos do Porto. Foi, aliás, assim que João Morais-Cabral, o professor – e investigador –, foi parar a Edimburgo aos 22 anos. "Na primeira semana levaram-me a um pub e puseram-me um litro de cerveja à frente. Achei aquilo horrível. Não é que não goste de cerveja, mas um litro é demasiado", conta àSÁBADOo líder de um dos dois projectos que a Fundação Luso -Americana para o Desenvolvimento premeia hoje, dia 26, às 14h30, numa cerimónia que contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. "O primeiro ano fora nunca é fácil", diz sobre a sua experiência de quase 20 longe do País, primeiro na Escócia, depois nos EUA. "Mas é essencial que as pessoas trabalhem em grupos e institutos diferentes, que adquiram novos conhecimentos e experiências."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.