Sábado – Pense por si

Repórter SÁBADO. Cetamina: a nova aliada da saúde mental

Leonor Riso
Leonor Riso 04 de setembro de 2024 às 23:00

Dois pacientes recorreram a este psicadélico, aliado à psicoterapia, para tratar a ansiedade e a depressão resistente. Contam à SÁBADO como foi a experiência.

Há dois meses, “o medo de morrer a qualquer momento” era constante na vida de Vanda Guerreiro. Vivia sempre atenta a tudo devido às alergias severas à proteína animal e ao cacau de que sofre desde os 13 anos. A ansiedade fê-la trocar Cascais pelos arredores de Castelo Branco, onde trabalha isolada em casa, e evita jantares em casa de amigos. Hoje, brinca com o desejo de voltar a comer chocolate – “primeiro teria de fazer os testes das alergias – mas agora fala com “ leveza” sobre o tema. Isto graças aos tratamentos de psicoterapia assistida com o psicadélico cetamina. “Há qualquer coisa que parece que saiu de dentro de mim”, salienta. “Já posso ir para o mundo sem tantos receios. Sem me sentir tão só.”

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro