Sábado – Pense por si

Repórter SÁBADO. Cetamina: a nova aliada da saúde mental

Leonor Riso
Leonor Riso 04 de setembro de 2024 às 23:00

Dois pacientes recorreram a este psicadélico, aliado à psicoterapia, para tratar a ansiedade e a depressão resistente. Contam à SÁBADO como foi a experiência.

Há dois meses, “o medo de morrer a qualquer momento” era constante na vida de Vanda Guerreiro. Vivia sempre atenta a tudo devido às alergias severas à proteína animal e ao cacau de que sofre desde os 13 anos. A ansiedade fê-la trocar Cascais pelos arredores de Castelo Branco, onde trabalha isolada em casa, e evita jantares em casa de amigos. Hoje, brinca com o desejo de voltar a comer chocolate – “primeiro teria de fazer os testes das alergias – mas agora fala com “ leveza” sobre o tema. Isto graças aos tratamentos de psicoterapia assistida com o psicadélico cetamina. “Há qualquer coisa que parece que saiu de dentro de mim”, salienta. “Já posso ir para o mundo sem tantos receios. Sem me sentir tão só.”

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.