Sábado – Pense por si

Burnout parental. Quando os pais já não aguentam mais

Diogo Barreto
Diogo Barreto 05 de setembro de 2024 às 07:00

Milhares de pais portugueses encontram-se num estado de burnout. Sentem que não são os pais que desejavam, não conseguem estabelecer contacto com os filhos e sentem-se num estado de stress permanente.

"Acordam e sentem-se cansados física e emocionalmente. Pensarem que têm de se levantar, arranjar o pequeno-almoço e vestir os filhos deixa-os num estado de frustração e de exaustão emocional." Este é um dos sintomas mais comuns de um progenitor em burnout parental, explica à SÁBADO a investigadora Marisa Matias. O fenómeno, que pode ser caracterizado por uma sensação de exaustão física e emocional, distanciamento emocional relativamente aos filhos ou uma sensação de falhanço constante no papel de pai, afeta milhares de pais em Portugal, mas continua a ser uma condição pouco conhecida. Esta síndrome é o foco da 3.ª Conferência Internacional sobre Burnout Parental, coorganizada pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP), através dos seus dois Centros de Investigação: Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP) e Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), nos próximos dias 5 e 6 de setembro de 2024.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.