Sábado – Pense por si

Quase 30% das crianças portuguesas dos dois aos 10 anos têm excesso de peso

As crianças das regiões autónomas apresentam os piores resultados, segundo o estudo divulgado esta terça-feira

Quase 30% das crianças em Portugal entre os dois e os 10 anos têm excesso de peso, segundo um estudo divulgado esta terça-feira e que envolveu mais de 17 mil crianças no último ano lectivo.

O estudo da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) mostra, a nível regional, "resultados alarmantes: as crianças dos Açores apresentaram a maior percentagem (36,6%) de excesso de peso.

A seguir aos Açores surge a região da Madeira, com 36,4% de crianças com excesso de peso. A Madeira registou ainda a maior prevalência de crianças obesas, com 18,4% e foi a única a mostrar maior percentagem de alunos com obesidade comparativamente aos que revelaram pré-obesidade.

Norankingregional dos alunos com excesso de peso segue-se a região Norte com 31,4%, a região Centro com 28,8%, a região de Lisboa e Vale do Tejo com 25,8% e finalmente a região do Alentejo e do Algarve, ambas com uma prevalência de 23,4%.

A APCOI realizou este estudo no ano lectivo 2016/2017, envolvendo mais de 17 mil crianças dos dois aos dez anos de 388 escolas de 139 concelhos de todos os distritos e das regiões autónomas.

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.