Sábado – Pense por si

Pólenes muito elevados no norte e centro do país nos próximos dias

Vão predominar na atmosfera os pólenes de gramíneas, castanheiro e da erva parietária.

As concentrações de pólenes no ar vão estar muito elevadas nas regiões do Norte e Centro e elevadas e moderados nas regiões do Centro e Sul de Portugal continental nos próximos sete dias.

Segundo o Boletim Polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), entre hoje e 19 de Julho, em todo o país, vão predominar na atmosfera os pólenes de gramíneas, castanheiro e da erva parietária.

Em Ponta Delgada (região autónoma dos Açores), os pólenes encontram-se em níveis moderados, com predomínio dos pólenes das ervas gramíneas, parietária e tanchagem e das árvores palmeiras.

No Funchal (região autónoma da Madeira), os pólenes encontram-se em níveis baixos, com destaque para os pólenes das ervas gramíneas e parietária.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.