Sábado – Pense por si

Os dados digitais também contribuem (muito) para a pegada carbónica

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 05 de outubro de 2022 às 18:00

As empresas são as grandes produtoras deste tipo de dados cuja digitalização, só em 2020, gerou 4% das emissões globais de gases de efeito de estufa.

Mais de metade dos dados digitais que são gerados são recolhidos, processados e armazenados tendo em vista fins de uso único. Muitas das vezes ficam apenas armazenados no Google Fotos, no iCloud ou em pastas geridas pelas empresas que nunca mais as vão utilizar até se esquecerem que os dados ali se encontram.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.