Sábado – Pense por si

OMS admite que assintomáticos com Covid-19 não infetam: "É muito raro"

Diogo Camilo
Diogo Camilo 09 de junho de 2020 às 11:25

Em Portugal, o R nunca chegou a ser muito superior a 2. Porquê? Talvez se explique agora que, na realidade, há quem esteja infetado e não espalhe a doença. E a ausência de contaminação até pode ser mais normal do que o contrário.

A afirmação surgiu entre os pingos da chuva durante a conferência de imprensa diária da Organização Mundial de Saúde (OMS) mas, a confirmar-se, poderá mudar completamente a abordagem à Covid-19. Esta segunda-feira, a epidemiologista e principal responsável técnica da resposta à pandemia, Maria van Kerkhove, assumiu que a transmissão do novo coronavírus por pacientes sem sintomas da doença, como febre ou tosse, parece ser "rara".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.