Sábado – Pense por si

Bares, discotecas e ginásios podem levar à "superpropagação" da Covid-19

Diogo Camilo
Diogo Camilo 15 de junho de 2020 às 19:40

Contágio da Covid-19 tem acontecido através de surtos localizados e locais fechados são propícios à infeção. Estudo aponta mesmo que o risco de ser infetado em espaços como estes é quase 19 vezes maior em relação ao ar livre. Em Portugal, ginásios e alguns bares já reabriram, mas discotecas continuam fechadas.

No final do mês de maio, a ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou que "mais de 85% dos novos casos" de Covid-19 em Portugal na semana anterior tinham sido registados em surtos localizados na região de Lisboa. Há menos de sete dias, foram localizados 13 novos surtos da doença na Área Metropolitana de Lisboa, que tem vindo a apresentar diariamente mais de 80% dos casos de todo o país.  Estes surtos de infeção estão muitas vezes ligados a ajuntamentos e um estudo realizado no Japão indica que locais como discotecas, bares e ginásios são grandes fontes de propagação.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.