Sábado – Pense por si

O que podemos esperar da reunião do Infarmed

Sónia Bento
Sónia Bento 27 de julho de 2021 às 08:00

Ouvidos os especialistas, o Governo deverá aligeirar algumas restrições, como o uso obrigatório de máscara nalgumas situações, a limitação de horário nos restaurantes e lojas e o fim da quarentena profilática para pessoas vacinadas.

Esta terça-feira, 27, retoma-se a recorrente reunião no Infarmed para analisar a situação epidemiológica em Portugal. Assim, ouvidos os peritos, o Governo decidirá, no Conselho de Ministros de quinta-feira, o eventual alívio das restrições. Este encontro – o segundo desde que terminou o estado de emergência, a 30 de abril – conta habitualmente com a participação do presidente da Assembleia da República, do primeiro-ministro e de dirigentes de partidos com representação parlamentar, e ocorre num momento em que em Portugal se verifica uma descida dos casos de infeção em relação à semana anterior, interrompendo um mês e meio de aumentos semanais consecutivos nos boletins de segunda-feira. No entanto, há mais 40 pessoas internadas (num total de 919) e mais cinco em unidades de cuidados intensivos (são agora 198).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.