Sábado – Pense por si

Nova variante da covid-19 descoberta em França

Para já parece que esta nova variante não é nem mais contagiosa, nem mais perigosa.

As autoridades francesas notificaram a existência de uma nova variante do coronavírus na região da Bretanha. Neste momento estão a decorrer investigações para apurar se esta é mais transmissível ou perigosa do que as variantes já conhecidas, informou a direção-geral da Saúde francesa.

NIAID-RML/Handout via REUTERS

A nova variante foi sequenciada a partir de um foco no hospital de Lannion, no noroeste do país, com 79 casos, dos quais oito eram desta nova variante, disseram as autoridades de saúde numa declaração.

Foi decidido colocar a nova estirpe sob "sob vigilância", depois de vários pacientes com sintomas de covid-19 terem testado negativo. 

As análises feitas a esta nova variante "não permitem concluir nem maior gravidade nem uma maior contagiosidade" em relação à estirpe tradicional, embora estejam a ser efetuadas "investigações aprofundadas" para a conhecer melhor.

Também se procurará determinar se as vacinas atuais são eficazes contra esta nova estirpe. Todos os centros de rastreio em França receberam indicações para que nos seus testes tenham em conta esta nova estirpe.

Artigos Relacionados
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.