Sábado – Pense por si

NASA vai tocar em asteróide para descobrir os segredos do Sistema Solar

Diogo Camilo
Diogo Camilo 19 de outubro de 2020 às 17:16

Em apenas 10 segundos, a sonda OSIRIS-REx vai tentar recolher esta terça-feira a maior amostra de matéria espacial desde o programa Apollo na Lua. O alvo é o asteróide Bennu, que poderá ajudar a desvendar a história do conjunto de corpos celestes onde estamos.

A sonda OSIRIS-REx da NASA partiu da Terra há quatro anos e está há dois no asteróide Bennu, localizado a cerca de 334 milhões de quilómetros da Terra. Esta terça-feira terá o seu maior desafio até ao momento, preparando-se para recolher, com a ajuda de um braço robótico e apenas durante 10 a 15 segundos, a maior amostra de matéria espacial por humanos desde o Programa Apollo, que teve como ponto alto o Homem a aterrar na Lua, em 1969. Se for bem sucedida, a sonda poderá ajudar a descobrir a história ainda não conhecida do nosso Sistema Solar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.