Sábado – Pense por si

Investigadores portugueses desenvolvem terapia promissora para doença Machado-Joseph

Andreia Antunes com Ana Bela Ferreira
Andreia Antunes com Ana Bela Ferreira 09 de junho de 2023 às 16:06

Uma equipa do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra revela num novo estudo ter desenvolvido uma técnica capaz de silenciar a mutação genética que provoca a doença de Machado-Joseph.

Um novo estudo desenvolvido por uma equipa de investigadores CNC-UC revelou resultados promissores para o tratamento da Doença Machado-Joseph, uma doença neurodegenerativa rara. A equipa utilizou vesículas extracelulares (nanopartículas) como veículo de transporte do RNA (ribonucleic acid) para o cérebro de forma a silenciar a mutação genética que causa esta doença.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.