Sábado – Pense por si

Gripe perdeu força este ano, mas isso deverá ser um alerta para o próximo

Rita Pereira Carvalho
Rita Pereira Carvalho 12 de abril de 2021 às 20:00

Mais vacinas contra a gripe e mais medidas de proteção individual ajudam a explicar a redução do vírus da gripe registado este ano. No entanto, é preciso preparar a próxima época gripal, já que as vacinas podem perder eficácia e a imunidade pode ter também diminuído.

A época gripal ainda não terminou, mas há já algumas conclusões que podem ser apontadas: menos casos de gripe registados e semanas com taxa de incidência de síndrome gripal igual a zero. Estes dois pontos estão, explica o pneumologista Filipe Froes à SÁBADO, relacionados com dois grandes motivos: mais vacinados contra a gripe e mais medidas de proteção individual, como o uso de máscara e distanciamento social. Este último motivo é, no fundo, uma consequência indireta da pandemia de covid-19, que acabou por se revelar também importante para perceber que o uso de máscara trava a circulação de outros vírus. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?