Foi encontrado um fóssil de um golfinho gigante no Peru. Apesar de extinto, a espécie tem ainda parentes vivos no Sul da Ásia.
Cientistas da Universidade de Zurique, na Suíça,descobriram o crânio fossilizadode umPebanista yacuruna, uma espécie de golfinho de água doce, que se acreditava ter fugido do oceano para procurar um refúgio nos rios amazónicos do Peru, há 16 mil anos. Com um comprimento a ultrapassar os 3 metros, e com um nome que homenageia um povo aquático mítico - os Yacuruna - este é o maior golfinho de rio alguma vez encontrado.
Jaime Bran
O fóssil já havia sido descoberto por Benites-Palomino no Peru, em 2018, quando era ainda um estudante universitário, no entanto, o trabalho de investigação acabou por se atrasar devido à pandemia. Agora que se encontra num doutoramento, no departamento de paleontologia da Universidade de Zurique, Benites explica como encontrou o fragmento da mandíbula, enquanto passeava com um colega.
"Assim que o reconheci, vi os encaixes dos dentes. Gritei: 'isto é um golfinho'. Não podíamos acreditar. Depois percebemos que não estava relacionado com o boto-cor-de-rosa [uma espécie de golfinho] do rio Amazonas. Tínhamos encontrado um animal, um gigante, cujo parente vivo mais próximo está a 10 mil quilómetros de distância, no sudeste da Ásia."
A descoberta foi considerada intrigante para o diretor do departamento de paleontologia da Universidade de Zurique, Marcelo Sánchez-Villagra. "Após duas décadas de trabalho na América do Sul", que resultaram no encontro de várias espécies na região, este "é o primeiro golfinho deste tipo".
Já extinto, esta descoberta realça os riscos iminentes para os restantes golfinhos fluviais do mundo, que ainda nadam pelos rios Ganges e Indo e enfrentam extinções semelhantes nos próximos 20 a 40 anos, de acordo com o autor da investigação. Em Portugal, os ruazes do Sado também têm sido apontados como espécie em risco. No rio Yangtze, na República Popular da China, o desenvolvimento urbano, a poluição e a extração mineira foram apontadas como algumas das principais causas para a extinção dos golfinhos, decretada em 2007.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro