Sábado – Pense por si

Foguetão da SpaceX explodiu na plataforma e Musk diz que "foi só um arranhão"

A empresa do multimilionário Elon Musk explicou que o foguetão "teve uma grave anomalia" ao final da noite, no momento em que estava na plataforma de testes para se preparar para o décimo teste de voo na 'Starbase'.

Um foguetão da 'SpaceX', que estava em fase de testes no Texas, Estados Unidos, explodiu na quarta-feira à noite, ainda na plataforma, e Elon Musk disse esta quinta-feira que"foi só um arranhão".

rocketfuture.org via AP

A empresa do multimilionário Elon Musk explicou que o foguetão "teve uma grave anomalia" ao final da noite, no momento em que estava na plataforma de testes para se preparar para o décimo teste de voo na 'Starbase', o local de lançamentos da 'SpaceX', no Texas.

"Foi mantida uma área de segurança durante toda a operação e todas as pessoas estão seguras", acrescentou a empresa emcomunicado publicado na rede social X, também de Elon Musk.

A 'SpaceX' disse ainda que não existe risco para as comunidades próximas, mas pediu para que as pessoas não se aproximem do local e garantiu estar a trabalhar com as autoridades locais para responder à explosão.

Hoje, Elon Musk desvalorizou o episódio e, também através da rede social X, disse que "foi só um arranhão".

Este episódio não é caso isolado, já que a 27 de maio, o foguetão Starship partiu-se e caiu no Índico depois de perder combustível no nono voo de teste.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.