Sábado – Pense por si

Foguetão da SpaceX explodiu na plataforma e Musk diz que "foi só um arranhão"

A empresa do multimilionário Elon Musk explicou que o foguetão "teve uma grave anomalia" ao final da noite, no momento em que estava na plataforma de testes para se preparar para o décimo teste de voo na 'Starbase'.

Um foguetão da 'SpaceX', que estava em fase de testes no Texas, Estados Unidos, explodiu na quarta-feira à noite, ainda na plataforma, e Elon Musk disse esta quinta-feira que"foi só um arranhão".

rocketfuture.org via AP

A empresa do multimilionário Elon Musk explicou que o foguetão "teve uma grave anomalia" ao final da noite, no momento em que estava na plataforma de testes para se preparar para o décimo teste de voo na 'Starbase', o local de lançamentos da 'SpaceX', no Texas.

"Foi mantida uma área de segurança durante toda a operação e todas as pessoas estão seguras", acrescentou a empresa emcomunicado publicado na rede social X, também de Elon Musk.

A 'SpaceX' disse ainda que não existe risco para as comunidades próximas, mas pediu para que as pessoas não se aproximem do local e garantiu estar a trabalhar com as autoridades locais para responder à explosão.

Hoje, Elon Musk desvalorizou o episódio e, também através da rede social X, disse que "foi só um arranhão".

Este episódio não é caso isolado, já que a 27 de maio, o foguetão Starship partiu-se e caiu no Índico depois de perder combustível no nono voo de teste.

Artigos Relacionados

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.