Sábado – Pense por si

Fentanil pode começar a circular mais nas ruas

Sofia Parissi
Sofia Parissi 23 de janeiro de 2024 às 08:00

Após o aparecimento de casos de dependência de fentanil em Portugal, a DGS vai rever a circular relativa ao uso de medicamentos opioides fortes na dor crónica não oncológica. Mercado ilícito causa preocupação.

Em Portugal, 12 pessoas pediram ajuda para tratar a dependência de fentanil, um analgésico opióide 50 vezes mais forte do que a heroína. Os dados do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD), citados pelo Expresso, revelam que foram registados 11 casos de dependência em 2023 e 1 este ano. Entre essas 12 pessoas, oito usavam outras drogas com fentanil e as restantes estavam viciadas apenas neste medicamento.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro