Sábado – Pense por si

Em Lisboa, vai decidir-se o que faremos com o mar. Ou não?

Leonor Riso
Leonor Riso 27 de junho de 2022 às 08:00

Líderes mundiais vão reunir-se para encontrar soluções para o problema dos oceanos. Mas os especialistas ouvidos pela SÁBADO duvidam da eficácia da Declaração de Lisboa.

"É necessária maior ambição a todos os níveis para enfrentar o estado terrível do oceano.” Assim começa o rascunho final da que será a Declaração de Lisboa, o documento que encerrará a II Conferência dos Oceanos das Nações Unidas. Entre 27 de junho e 1 de julho, políticos, peritos e organizações não governamentais vão discutir a “emergência global” que atinge os oceanos e o que se fará – ou não – quanto a isso.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.