Sábado – Pense por si

E se uma dose de vacina desse para duas ou mais pessoas?

Ana Taborda
Ana Taborda 03 de março de 2021 às 08:00

Não é impossível usar apenas 50% de uma dose - ou menos - para imunizar pelo menos o dobro da população. Já foi testado na febre amarela, por exemplo. Os especialistas dizem que não há dados suficientes para o fazer com a covid-19. A Moderna está a preparar ensaios clínicos com doses mais pequenas.

Durante um surto de febre amarela que podia atingir 25 milhões de pessoas, e com menos de 6 milhões de doses de vacina disponíveis, os Médicos Sem Fronteiras decidiram dividir o que tinham numa tentativa de chegar a mais gente: em 2018, a população brasileira recebeu o equivalente a 20% de uma dose normal, o que permitiu vacinar cinco vezes mais pessoas. Aconteceu o mesmo na República Democrática do Congo, durante os surtos de cólera nos quais se chegaram a promover campanhas de vacinação em modotakeaway- tome uma dose aqui, leve a segunda para dar a si próprio em casa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.