Sábado – Pense por si

Dexametasona é usada contra a Covid-19, mas o Infarmed não recomenda

Diogo Camilo
Diogo Camilo 25 de junho de 2020 às 07:00

Autoridade do Medicamento admite que médicos estão a utilizar a dexametasona, que provou reduzir as mortes de pacientes da covid-19 em estado grave. Mas boletins informativos do medicamento indicam que este pode "mascarar os sintomas" do novo coronavírus e até facilitar outras infeções.

Pacientes da covid-19 em Portugal já estão a tomar a dexametasona, que provou reduzir casos graves da doença, mas o próprio boletim informativo do Infarmed não recomenda a administração do medicamento nas suas formas oral e injetável em pessoas com "infeções por vírus". À SÁBADO, a Autoridade do Medicamento admite que a "utilização do medicamento possa estar a ocorrer em casos concretos, por indicação do médico", mas salienta que "corticóides, pelo seu efeito imunosupressor, não são recomendados" pois podem "mascarar os sintomas de uma infeção e adiar o tratamento necessário".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.