Medicamentos essenciais e fármacos até 30 euros não terão aumentos em 2026
Garantia foi dada pelo Infarmed e a medida vai permitir ao Estado poupar cerca de 50 milhões de euros.
Garantia foi dada pelo Infarmed e a medida vai permitir ao Estado poupar cerca de 50 milhões de euros.
Rui Ivo era vice-presidente do Conselho de Administração da EMA desde outubro de 2024 e que, a nível europeu, o responsável já representava Portugal no Conselho de Administração da agência desde 2016.
O Estado lançou um concurso para a aquisição de cerca de 2.000 dispositivos, adjudicado à empresa Medtrum, que foi suspenso pelo Infarmed perante o alerta da associação de diabetologistas britânica e de relatos da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) de que utilizadores tiveram reações adversas.
Portugal diz que vacina "tem condições para ser utilizada" e opta por uma abordagem diferente à que tinha sido feita à vacina da AstraZeneca. Ministra da Saúde garantiu que maiores de 60 anos receberão pelo menos uma dose da vacina até ao final do mês de maio.
EMA admitiu “possível” ligação entre a administração da vacina contra a covid-19 e a formação de eventos tromboembólicos graves. Portugal deverá seguir o mesmo tratamento escolhido para a vacina da AstraZeneca, recomendando o uso apenas para maiores de 60 anos e a suspensão da administração da vacina a menores de 60 anos.
A vacina polémica foi recomendada em Portugal apenas a maiores de 60 anos, mas o risco de uma pessoa na casa dos 50 anos não vacinada morrer de covid-19 é 500 vezes mais provável do que desenvolver coágulos com a vacina. O risco aumenta em jovens, mas as situações em que os riscos superam os benefícios são exceções.
Após confirmação da ligação entre a vacina da AstraZeneca e a ocorrência de coágulos sanguíneos invulgares, Portugal opta por administrar a vacina apenas a pessoas com mais de 60 anos "até estar disponível informação adicional". Vacinação de docentes e não docentes será adiada por uma semana.
Ficou provada a relação entre os coágulos e a toma da vacina, mas continua a ser segura. O que é preciso é estar atento a eventuais sintomas nas duas semanas seguintes à vacinação. Há duas ideias a reter: o risco de exposição ao vírus é muito maior e suspender a vacina agora poria em causa todo o processo de vacinação.
A vacina é "segura e eficaz”, asseguram as várias agências europeias. A DGS informou que quem não aceitar tomar esta vacina vai para o fim da fila de vacinação.
A Agência Europeia do Medicamento assegurou que a vacina "é segura e eficaz". Portugal suspendeu a administração da vacina na segunda-feira e ficaram por vacinar 120 mil pessoas.
Decisão foi anunciada durante uma conferência de imprensa no Infarmed.
Gabriela Figueiredo Dias foi escolhida entre as 10 personalidades externas cooptadas.
Quatro participantes dos testes da vacina norte-americana sofreram episódios de Paralisia de Bell e dois profissionais de saúde no Reino Unido experienciaram reações alérgicas graves. É motivo para preocupação? Nem por isso.
Portugal anunciou esta quinta-feira o seu plano nacional de vacinação para a Covid-19. Profissionais de saúde e forças de segurança envolvidos no combate à pandemia, idosos residentes em lares e pessoas com mais de 50 anos com doenças graves estão no topo das prioridades.
Ana Paula Martins quer profissionais nos centros de saúde, a trabalhar com as equipas dos cuidados de saúde primários.
O Presidente da República repetiu esta manhã que o comportamento de cada um é essencial para combater a pandemia da covid-19. Marcelo diz também que risco de contágio na restauração "parece ser menor" do que se pensa.