Sábado – Pense por si

Descoberta primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Apelidada de 'prosphex anthophilos', a vespa polinizadora conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. Foi encontrada num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia.

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora, apelidada de 'prosphex anthophilos', que conviveu comdinossauroshá cerca de 100 milhões de anos, num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia.

"Foi a primeira vez que um inseto polinizador coberto com grãos de angiospermas da era dos dinossauros foi descoberto e justamente quando essas plantas começaram a ser muito importantes nos ecossistemas terrestres", explicou Eduardo Barrón, pesquisador do Instituto Geológico e Mineiro de Espanha e especialista em pólen fóssil.

A investigação teve início no Museu Americano de História Natural, quando foi descoberta uma vespa com o ferrão coberto de grãos de pólen numa amostra de resina.

As plantas com flores das quais a vespa se alimentava poderiam ser encontradas na vegetação rasteira e em áreas costeiras de correntes de água e lagoas.

A descoberta foi publicada na Communications Biology, da revista Nature, informou o Instituto Geológico e Mineiro de Espanha.

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.