Apelidada de 'prosphex anthophilos', a vespa polinizadora conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. Foi encontrada num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia.
Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora, apelidada de 'prosphex anthophilos', que conviveu comdinossauroshá cerca de 100 milhões de anos, num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia.
"Foi a primeira vez que um inseto polinizador coberto com grãos de angiospermas da era dos dinossauros foi descoberto e justamente quando essas plantas começaram a ser muito importantes nos ecossistemas terrestres", explicou Eduardo Barrón, pesquisador do Instituto Geológico e Mineiro de Espanha e especialista em pólen fóssil.
A investigação teve início no Museu Americano de História Natural, quando foi descoberta uma vespa com o ferrão coberto de grãos de pólen numa amostra de resina.
As plantas com flores das quais a vespa se alimentava poderiam ser encontradas na vegetação rasteira e em áreas costeiras de correntes de água e lagoas.
A descoberta foi publicada na Communications Biology, da revista Nature, informou o Instituto Geológico e Mineiro de Espanha.
Descoberta primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.