Sábado – Pense por si

Covid-19: Devemos preocupar-nos com a variante do Uganda?

Sónia Bento
Sónia Bento 25 de março de 2021 às 20:00

Surgiu no Uganda, num caso isolado no Reino Unido e em Espanha, e será mais contagiosa. O virologista Pedro Simas diz que o aparecimento de novas estirpes não é alarmante, mas "temos de estar muito atentos".

Depois das estirpes do Reino Unido, da África do Sul, do Brasil, do México e da Índia, a nova variante da covid-19 é do Uganda e foi detetada na Andaluzia, confirmaram as autoridades de saúde espanholas, segundo noticiou o jornalABC. Denominada A23-1, esta caracteriza-se por "uma maior capacidade de transmissão", ainda que "não seja claro que tenha mais capacidade de virulência". Até agora esta variante, que não implica maior mortalidade, só se tinha revelado no Uganda e num caso "muito isolado" no Reino Unido.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.