Sábado – Pense por si

Covid-19: "Ainda é cedo para dizer que a estratégia da Suécia foi um sucesso"

Diogo Barreto
Diogo Barreto 18 de setembro de 2020 às 07:00

A Suécia tem verificado menos casos que maior parte dos restantes países, mas números do início ainda a deixam com a quinta taxa de letalidade mais alta da Europa. O virologista Pedro Simas diz que é muito cedo para dizer que situação sueca não vai piorar.

No início da pandemia a Suécia foi bastante atacada pela estratégia que adoptou. Enquanto quase todos os países europeus adotaram um confinamento agressivo, a Suécia destacou-se por ter uma abordagem mais descontraída, sem máscaras e sem confinamento. Agora que vários países europeus voltam a ter um aumento significativo dos novos casos, a Suécia mantém um nível baixo de novas infeções. Há quem diga que é a prova do sucesso do modelo sueco, mas o virologista Pedro Simas discorda.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.