Sábado – Pense por si

Como um "elixir da juventude" pode salvar idosos da Covid-19

Diogo Camilo
Diogo Camilo 16 de outubro de 2020 às 07:00

O novo coronavírus é particularmente perigoso nos mais adultos e a vacina pode não ser tão eficaz devido ao fraco sistema imunitário. Como é que pode voltar a ganhar força e impedir infeções? Rejuvenescendo as defesas do organismo.

A idade é um fator de risco da Covid-19 por si só. O desgaste natural do corpo humano e quebra das defesas do sistema imunitário é a grande razão pela qual a Covid-19 é mais perigosa em idosos e não será uma vacina a ajudar, uma vez que estas estimulam as defesas do nosso organismo a lutarem contra invasores como o novo coronavírus – defesas essas que muitas vezes já não existem em idosos e cuja falta os torna vulneráveis a infeções. Em Portugal, o novo coronavírus mata 12,5% dos infetados com mais de 70 anos e é mais letal em homens do que em mulheres.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.