Sábado – Pense por si

Carmo Gomes: Dados mostram que festejos do Sporting e jovens fazem aumentar casos em Lisboa

Leonor Riso
Leonor Riso 21 de maio de 2021 às 20:00

Lisboa regista 118 casos por cem mil habitantes a 14 dias, mas, entre os jovens dos 20 aos 29 anos, o valor sobe para 160 por cem mil. "Há muita gente que terá sido infetada nos festejos do Sporting e está agora a aparecer", acredita epidemiologista.

Para o epidemiologista Manuel Carmo Gomes, os dados já não dão margem para dúvidas: o aumento de casos de infeção pelo coronavírus em Lisboa está ligado aos festejos do Sporting pela vitória do título de campeão nacional de futebol. Os jovens dos 20 aos 29 anos estão a arrastar Lisboa para o vermelho, mas é possível travar a situação com as armas de sempre: rastreio de contactos, isolamento, testes. Mas estes últimos preocupam o também professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa: não devia, mas o número de testes realizados está a descer. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.