A possível exposição a microplásticos oscila entre 14.600 e 4,5 milhões de partículas diárias por bebé. Calor provoca libertação de partículas.
A preparação de biberões com leite artificial (como leite em pó) e a sua esterilização podem libertar 16,2 milhões de microplásticos por litro, estima um estudo hoje divulgado na revista da especialidade Nature Food.
O estudo, liderado por uma equipa do Trinity College de Dublin, universidade na Irlanda, indica que há uma forte relação entre o calor e a libertação de microplásticos, ressalvando que se devem seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde para minimizar a libertação destas partículas.
Os autores do trabalho analisaram cenários de exposição de bebés de até 1 ano aos microplásticos em 48 países, incluindo Portugal, e concluíram que biberões de polipropileno (um dos plásticos de uso comum) podem libertar até 16,2 milhões de microplásticos por litro.
A esterilização dos biberões e a água a alta temperatura aumentam significativamente a libertação de microplásticos, sobretudo quando a temperatura se eleva dos 25 para os 95 graus centígrados.
Consoante o país, a possível exposição a microplásticos oscila entre 14.600 e 4,5 milhões de partículas diárias por bebé. A exposição potencial dos bebés aos microplásticos foi calculada com base, nomeadamente, nos números de vendas de biberões e no volume de leite ingerido diariamente.
Os autores da investigação recomendam, para minimizar a exposição dos bebés aos microplásticos, cujos efeitos sobre a saúde são desconhecidos, que a água usada para esterilizar os biberões seja fervida em recipientes que não sejam de plástico, por exemplo de aço inoxidável.
Alem disso, aconselham que se evite aquecer novamente o leite (em recipientes de plástico), a usar o microondas e a agitar o leite no biberão.
Sem querer alarmar excessivamente os pais, um dos investigadores, John Boland, disse, citado pela agência noticiosa espanhola Efe, que "é possível mitigar o risco de ingestão de microplásticos se se alterarem as práticas de esterilização e preparação do leite artificial".
Bebés ingerem 16,2 milhões de microplásticos através dos biberões
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.