Sábado – Pense por si

Antepassados do Paleolítico tinham dentes melhores

Raquel Lito
Raquel Lito 23 de novembro de 2022 às 08:00

As bocas dos caçadores recoletores eram mais saudáveis do que as seguintes, nos primórdios da agricultura do Neolítico. As diferenças devem-se à alimentação, concluem cientistas italianos que acabam de publicar o estudo na revista Nature.

Há uma relação direta entre a alimentação e a saúde dentária: somos aquilo que comemos, já se sabe. Surpreendente é que os nossos ancestrais, do período do Paleolítico (entre 2,7 milhões de anos até 10 mil anos a.C.) tinham uma dentição mais saudável em comparação com os do Neolítico (10 mil a.C. a 3000 a.C), precisamente pelo que comiam.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Encostar Israel pressionar o Hamas

Falar de "Paz no Médio Oriente" é arriscado. Mas o acordo de cessar-fogo celebrado no Egito foi a melhor notícia desde 7 de outubro de 2023. Desarmar o Hamas e concretizar a saída das IDF de Gaza serão os maiores desafios. Da Ucrânia vêm exemplos de heroísmo e resistência. Em França cresce o fantasma da ingovernabilidade.

Cuidados intensivos

Furar balões

José Luís Carneiro comprou sossego interno com a derrota de Alexandra Leitão em Lisboa. A culpa do infortúnio, ao contrário do que insinuou a própria candidata, não foi do PCP. A presença tóxica do Bloco de Esquerda provocou mais estragos na coligação do que a independência de João Ferreira.