Sábado – Pense por si

Antepassados do Paleolítico tinham dentes melhores

Raquel Lito
Raquel Lito 23 de novembro de 2022 às 08:00

As bocas dos caçadores recoletores eram mais saudáveis do que as seguintes, nos primórdios da agricultura do Neolítico. As diferenças devem-se à alimentação, concluem cientistas italianos que acabam de publicar o estudo na revista Nature.

Há uma relação direta entre a alimentação e a saúde dentária: somos aquilo que comemos, já se sabe. Surpreendente é que os nossos ancestrais, do período do Paleolítico (entre 2,7 milhões de anos até 10 mil anos a.C.) tinham uma dentição mais saudável em comparação com os do Neolítico (10 mil a.C. a 3000 a.C), precisamente pelo que comiam.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.