NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Segundo a ERS, em 30 de junho, 7.127 utentes aguardavam cirurgia programada na área de oncologia, 16,7% dos quais com espera superior ao Tempo Máximo de Resposta Garantido.
A percentagem de cirurgias oncológicas realizadas fora dos tempos máximos recomendados aumentou no primeiro semestre do ano, segundo a Entidade Reguladora da Saúde (ERS), que conclui que 22,4% dos utentes foram operados fora do prazo definido por lei.
Michael Hanschke/picture alliance via Getty Images
Numa informação divulgada esta terça-feira relativa à monitorização dos tempos de espera no Serviço Nacional de Saúde (SNS) no primeiro semestre deste ano, a ERS diz que foram realizadas 34.439 cirurgias programadas na área de oncologia nos hospitais públicos (+12,2% face ao período homólogo).
O regulador refere um aumento da percentagem de incumprimento dos tempos de espera de cerca de 3,1 pontos percentuais, passando de 19,3% no primeiro semestre de 2023 para 22,4% este ano. Segundo a ERS, em 30 de junho, 7.127 utentes aguardavam cirurgia programada na área de oncologia, o que corresponde a um aumento de 1,1% face ao período homólogo, 16,7% dos quais com espera superior ao Tempo Máximo de Resposta Garantido (TMRG).
Quanto às cirurgias programadas no âmbito de doença cardíaca, foram realizadas 4.891 nos hospitais públicos, o que corresponde a um aumento de 2,9% face ao primeiro semestre de 2023.
Contudo, mais de um em cada três utentes submetidos a cirurgias cardíacas (33,2%) foram atendidos fora dos tempos máximos legalmente definidos, um aumento de 1,5 p.p. relativamente ao período homólogo. Em 30 de junho, 2.502 utentes aguardavam cirurgia cardíaca (-5,5%), mais de metade dos quais (55,2%) já tinham ultrapassado o TMRG.
Excluindo as cirurgias oncológicas e cardíacas, no 1.º semestre do ano foram realizadas nos hospitais públicos 293.085 cirurgias, o que corresponde a um aumento de atividade de 5,1% face ao período homólogo. Cerca de 13,5% dos utentes esperaram mais do que o definido legalmente.
Segundo a ERS, a percentagem de incumprimento dos tempos máximos de espera aumentou 2,3 p.p. no primeiro semestre, passando de 11,2% para 13,5%. A 30 de junho havia 197.073 utentes em Lista de Inscritos para Cirurgia de outras especialidades (além da oncologia e cardiologia) -- o que representa um aumento de 7,4% no número de utentes em espera, 14,2% dos quais já tinham ultrapassado o TMRG.
Relativamente às cirurgias nos hospitais protocolados, foram realizadas 15.630 programadas (excluindo cardiologia e oncologia), 4,5% fora dos tempos máximos de resposta. A 30 de junho havia 4.644 utentes em espera para cirurgia em prestadores protocolados com o Serviço Nacional de Saúde, 2,7% dos quais fora do TMRG.
Na mesma data, apenas 12 utentes estavam em espera para cirurgia em prestadores protocolados dentro do TMRG.
Não foram realizadas cirurgias programadas de cardiologia em prestadores protocolados, nem havia utentes em espera para cirurgia de cardiologia nestes prestadores na altura da monitorização da ERS.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.