SOS Racismo acusa ministra da Saúde de visão "profundamente racista": "Declarações inaceitáveis"
Ana Paula Martins acusada de desviar as atenções de uma falha grave dos serviços públicos de saúde
Ana Paula Martins acusada de desviar as atenções de uma falha grave dos serviços públicos de saúde
A família anunciou que vai apresentar queixa contra a ministra da saúde, Ana Paula Martins, por difamação.
Duas queixas-crime por difamação e alegada negligência
O mandato de Ana Paula Martins pode estar no fim da linha. A ministra soma várias polémicas e muitos consideram que não tem condições para continuar.
A percentagem de óbitos por nascimentos na Grande Lisboa está muito acima das registadas no resto do território nacional.
A ERS adianta ainda que, no final de 2024, existia uma clínica privada com quem nove hospitais do SNS, que não efetuavam a IVG com recurso à sua capacidade interna, tinham protocolos estabelecidos para realização deste procedimento.
"Caracteristicamente, os riscos de infecções, de hemorragias e de lesões são superiores num ato cirúrgico", afirma Fernando Cirurgião, diretor do serviço de obstetrícia do Hospital de São Francisco Xavier.
Os tempos máximos para a realização da primeira consulta são sete dias para os casos muito prioritários, 15 dias para os prioritários e 30 dias para os normais.
Segundo o regulador, entre os mais de 844 mil imigrantes inscritos nos CSP em 2023, apenas cerca de 419 mil (49,7%) tinham médico de família atribuído, uma taxa consideravelmente inferior aos 83,5% de todos os utentes inscritos a nível nacional.
O terceiro diretor executivo do SNS em menos de dois anos e meio trabalhou no FMI, entrou para a Saúde pública pela mão de um governo PS, trabalhou nos bastidores com o ministro Paulo Macedo, foi atraído por Rui Rio para a política e bateu com a porta. O professor, irmão do presidente da NOS, é um liberal que diz o que pensa - e não gosta de ficar nos lugares só para aquecer.
O substituto de Gandra d'Almeida foi presidente da Entidade Reguladora da Saúde e deputado do PSD.
Utente ficou com dores incapacitantes. Anestesista e enfermeira não confirmaram substância dada durante cirurgia em ambulatório.
Segundo a ERS, em 30 de junho, 7.127 utentes aguardavam cirurgia programada na área de oncologia, 16,7% dos quais com espera superior ao Tempo Máximo de Resposta Garantido.
Mulher teve hemorragias após um aborto espontâneo.
ERS avisa que "todos os estabelecimentos e serviços do SNS" que têm de assegurar o "direito universal a cuidados de saúde dos utentes". Se incumprirem, são alvo de coimas.