Secções
Entrar

iPhone 12 emite altas radiações? França já suspendeu as vendas

Luana Augusto com Leonor Riso 14 de setembro de 2023 às 13:52

França anunciou a suspensão da venda devido à radiação que viola os limites da União Europeia. Países como a Bélgica e a Holanda exigem explicações da Apple e prometem investigar a situação.

A França vai interromper temporariamente a comercialização do iPhone 12, fabricado pela Apple, já que garante que o telemóvel viola os limites de exposição à radiação da União Europeia. A informação foi avançada esta terça-feira, pela Agence Nationale des Fréquences, e já está a ter consequências em vários países.

REUTERS/Stephane Mahe

Esta quinta-feira, a Bélgica reagiu à suspensão de vendas por parte da França, e informou que iria rever os potenciais riscos para a saúde associados aos dispositivos da Apple. "Entrei rapidamente em contacto com o IBPT-BIPT (operadora) para pedir uma análise sobre o potencial perigo do produto. É meu dever garantir que todos os cidadãos estejam seguros", disse à agência de notícias Reuters Mathieu Michel, secretário de Estado para a digitalização da Bélgica.

A Holanda também se encontra neste momento a verificar a radiação emitida pelo telemóvel. O país promete investigar o relatório francês e pedir explicações à empresa norte-americana, responsável pela comercialização de produtos eletrónicos.

"Os Países Baixos atribuem tanta importância como a França, relativamente à utilização segura dos telemóveis. Os dispositivos devem cumprir as normas europeias", disse a inspetora-geral Angeline van Dijk, da Inspeção Estatal Holandesa de Infraestrutura Digital, ao jornal holandês Algemeen Dagblad. "Parece não haver nenhum risco agudo de segurança, mas entraremos em discussões com o fabricante, brevemente."

Também a Alemanha e a Itália estão a investigar o caso. Em Espanha, a Organização de Consumidores e Utilizadores já pediu às autoridades locais para que as vendas do iPhone12 fossem suspensas.

Em comunicado, a Apple já disse que o telemóvel, que foi lançado em 2020, foi certificado por vários órgãos internacionais e que contradizem as conclusões apresentadas no relatório francês.

Na União Europeia existem certos limites de exposição à radiação eletromagnética, já que a mesma pode ser responsável pelo aquecimento do corpo. Fora essa consequência, não existem indicações, por parte da Organização Mundial da Saúde, de que a utilização dos telemóveis possa causar outros efeitos na saúde humana.

Depois da América, a Europa é a segunda região onde são vendidos mais iPhones. De acordo com as receitas apresentadas pela Apple, só no ano passado a empresa conseguiu arrecadar cerca de 95 mil milhões de dólares (88 mil milhões de euros), na Europa. Esta terça-feira a marca lançou o novo iPhone15.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela