Secções
Entrar

Infarmed aprova novo tratamento para o cancro da mama

Débora Calheiros Lourenço 16 de novembro de 2023 às 21:21

Um estudo demonstrou que o novo tratamento reduziu em um terço o risco de morte nos casos de cancro da mama HER2-positivo. Nos doentes com metástases cerebrais o tratamento reduziu o risco de progressão do cancro ou de morte em 52%.

A Seagen, empresa de biotecnologia que desenolve terapias para o cancro, conseguiu a comparticipação do Infarmed para o desenvolvimento de um novo tratamento para o cancro da mama do tipo HER2-positivo.

Getty Images

Com a junção da substância tucatinib, com trastuzumab e capecitabina vai ser desenvolvido um tratamento específico para "os doentes adultos com carcinoma da mama HER2-positivo localmente avançado ou metastático" que já tenham sido sujeitos a outros dois tipos de tratamentos.

O tucatinib é um medicamento oral inibidor da proteína HER2 que já está aprovado em mais de 40 países e vai agora ser aplicado para o tratamento do cancro da mama em Portugal.

O cancro HER2-positivo tem a particularidade de crescer e se disseminar mais rapidamente do que os outros tipos de cancro da mama mas a investigação global HER2CLIMB já demonstrou que o tratamento com tucatinib, trastuzumab e capecitabina tem a capacidade de reduzir o risco de morte em um terço e a progressão da doença em quase metade (46%) quando comparado com os tratamentos que recorrem a trastuzumab e capecitabina isoladamente.

Nos doentes com metástases cerebrais o tratamento utilizado no estudo reduziu o risco de progressão do cancro ou de morte em 52%.

O estudo envolveu 612 doentes com cancro da mama HER2-positivo que já tinham recebido trastuzumab, pertuzumab e ado-trastuzumab emtansina divididos em dois grupos, um de placebo e o outro recebeu o tratamento com tucatinib em associação com trastuzumab e capecitabina, 48% dos doentes tinham metástases cerebrais.

O diretor-geral da Seagen em Portugal, Espanha e Itália refere que, com o apoio do Infarmed, "Portugal junta-se aos países europeus mais importantes na disponibilização deste importante tratamento".

Anualmente são diagnosticados cerca de sete mil novos casos de cancro da mama em Portugal, cerca de 10% destes apresenta metástases. O cancro da mama metastático HER2-positivo representa 15 a 20% de todos os metastáticos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela