Secções
Entrar

Elon Musk: Chip cerebral fez "paciente mover rato à volta do ecrã apenas com o pensamento"

Andreia Antunes 22 de fevereiro de 2024 às 11:17

Chip permite aos utilizadores controlar o próprio telefone ou computador "apenas com o pensamento". Em janeiro foi testado no primeiro paciente humano.

O primeiro paciente humano a quem foi implantado umchipcerebral daNeuralink, empresa de Elon Musk, recuperou totalmente e é capaz de controlar um rato de computador utilizando apenas os seus pensamentos.

REUTERS/Dado Ruvic

"O progresso é bom e o paciente parece ter recuperado totalmente, sem efeitos nocivos de que tenhamos conhecimento", afirmou Elon Musk, num evento do Spaces na rede social X. "O paciente é capaz de mover um rato à volta do ecrã apenas com o pensamento."

O empresário ainda afirmou que, neste momento, a Neuralink está a tentar obter o maior número possível de cliques no botão do rato por parte do paciente.

A empresa implementou um chip, conhecido como Telepathy – telepatia - no primeiro paciente em janeiro, após ter recebido aprovação para o recrutamento de ensaios em humanos em setembro de 2023. O estudo usou um robô para colocar cirurgicamente um implante interface cérebro-computador numa região do cérebro que controla a intenção do movimento.

O objetivo inicial do chip Neuralink é permitir aos utilizadores controlar o próprio telefone ou computador "apenas com o pensamento". Os primeiros pacientes e utilizadores do dispositivo serão pessoas "que perderam o uso dos seus membros", afirmou Elon Musk.

Elon Musk tem "grandes ambições" para a Neuralink, tendo afirmado que esta facilitaria a rápida inserção cirúrgica dos seus dispositivos Telepathy para tratar doenças como a obesidade, autismo, depressão e esquizofrenia.

A empresa obteve a aprovação da autoridade de saúde norte-americana Food and Drug Administration (FDA) em maio de 2023 para iniciar os ensaios em humanos. Inicialmente, a FDA rejeitou o pedido da empresa em março, devido a preocupações relacionadas com o sobreaquecimento do chip.

Já em novembro, Elon Musk revelou que a Neuralink está a construir um chip de visão, que estará pronto dentro de alguns anos. "No futuro, esperamos restaurar capacidades como a visão, a função motora e a fala e, eventualmente, expandir a forma como experienciamos o mundo", lê-se o site da Neuralink.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela