Secções
Entrar

Cozinhar pescada e carapau aumenta níveis de mercúrio no peixe

Sofia Parissi 28 de fevereiro de 2023 às 20:00

Investigadores da Universidade de Coimbra concluiram que consumo de pescada pode ter efeitos adversos para a saúde, devido aos níveis elevados de mercúrio detetados neste alimento.

Os níveis de mercúrio presentes nos produtos da pesca podem ter efeitos adversos para a saúde humana, revela um novo estudo liderado por cientistas do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). 

Segundo o estudo, intitulado, "Are mercury levels in fishery products appropriate to ensure low risk to high fish-consumption populations?" os valores mais altos deste metal foram encontrados em espécies como a pescada.

Tendo em conta as porções diárias recomendadas na Roda dos Alimentos, a investigação determinou a frequência semanal com que a população residente em Portugal pode consumir espécies marinhas como bacalhau, polvo cozido, carapau e sardinha grelhados, uma vez que podem conter elevadas concentrações de metilmercúrio.

Elsa Teresa Rodrigues, coordenadora do estudo e investigadora do DCV e do Centre for Functional Ecology(CFE) explica, em comunicado, que o metilmercúrio "é uma forma química do mercúrio com potencial de bioacumulação nos tecidos biológicos e com elevada neurotoxicidade".

Segundo a investigadora, "a pescada (com mais de 1kg) cozida e consumida mais do que uma vez por semana, e carapau (de 35-40 cm) grelhado e consumido mais do que cinco vezes por semana, ultrapassa o valor de metilmercúrio aceite como seguro e estabelecido pela Agência Europeia para a Segurança Alimentar". Por outro lado, o bacalhau e polvo cozidos, assim como a sardinha grelhada, "quando adquiridos e cozinhados nas condições testadas",podem ser consumidos sem restrições.

Para chegar a esta conclusão, a equipa de investigação adquiriu alguns dos produtos frescos no mercado e simulou os métodos culinários tradicionais em laboratório. De acordo com os cientistas do DCV, "verificou-se que os tratamentos culinários testados resultaram sempre num aumento da concentração de mercúrio; e que em todas as situações testadas (amostras cruas e cozinhadas, mercúrio total e metilmercúrio), os níveis mais elevados foram determinados na pescada e no carapau".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela