Sábado – Pense por si

Do porco malhado à abelha. Estas são as 51 espécies tipicamente portuguesas

Íris Fernandes
Íris Fernandes 23 de fevereiro de 2023 às 20:00

Existem ainda cavalos, cães e galinhas. Algumas espécies estão ameaçadas, outras são famosas nos EUA. É essencial protegê-las até porque previnem incêndios.

Com pouco mais de 218 km de largura e 561 km de comprimento, apesar de ser um dos países mais pequenos da Europa, Portugal continental tem várias espécies exclusivas. Estes animais surgiram no nosso território e só existem cá. São 51 raças muito diferentes. Há umas que se distinguem pela cor original do pelo, como o porco malhado de Alcobaça, que tem manchas pretas e brancas, e outras, como o cão de água – famoso por ter sido o escolhido pelo antigo Presidente dos EUA, Obama –, que tem membranas entre os dedos até à ponta, o que os torna ótimos nadadores.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.