Secções
Entrar

Covid-19. Johnson & Johnson atrasa entrega de vacinas na Europa

Diogo Camilo 13 de abril de 2021 às 15:00

Casos de coágulos no sangue em vacinados, incluindo uma morte, levaram EUA a suspender administração da vacina até novas informações. Primeiras vacinas começaram a chegar esta semana à Europa e Portugal esperava lote de 30 mil vacinas de dose única amanhã.

A Johnson & Johnson vai atrasar a entrega de vacinas contra a covid-19 à Europa, após a descoberta de casos de formação de coágulos no sangue em vacinados que levou os EUA a interromperam a vacinação com a vacina de dose única.

Em comunicado, a Johnson & Johson indica que a sua prioridade n.º 1 é a "segurança e bem-estar" das pessoas que usam os seus produtos e que os casos são doenças "extremamente raras", justificando assim a decisão proativa de interromper a distribuição de doses na Europa, acrescentando a empresa que está a rever estes casos nos Estados Unidos com autoridades de saúde europeias.

Esta terça-feira, as autoridades de saúde dos Estados Unidos recomendaram a interrupção da vacinação da vacina de dose única da Johson & Johnson após terem sido registados formação de coágulos sanguíneos raros, um efeito secundário semelhante ao que levou à suspensão da vacina da AstraZeneca para menores de 60 anos em Portugal.

A agência reguladora do medicamento nos EUA, Food and Drug Administration (FDA), identificou a formação de coágulos raros em seis pessoas, duas semanas após a administração da vacina de dose única. Todos os casos dizem respeito a mulheres entre os 18 e 48 anos, com uma das vítimas a ter falecido e outra a ter sido internada em estado grave.

Vacina Covid-19 - Jonhson & Johnson Reuters



Esta quarta-feira, o Centro para o Controlo e Prevenção da Doença norte-americano (CDC) irá reunir-se para rever os casos. As autoridades de saúde norte-americanas pediram também aos estados para deixarem de administrar a vacina, enquanto investigam a situação.

Até 12 de abril, os EUA já administraram mais de 6,8 milhões de doses da vacina da Johnson & Johnson, o que aponta para uma incidência de um caso em cada milhão de vacinas administradas.

Portugal espera a distribuição de um primeiro lote de 30 mil doses da vacina da J&J esta semana, tendo prevista a distribuição de 4,5 milhões de doses desta vacina.

Os casos de coágulos assemelham-se aos verificados em vacinados com doses da AstraZeneca, cuja administração da vacina já foi interrompida em Portugal em meados de março e suspensa a menores de 60 anos na passada semana.

Ambas usam a mesma tecnologia de vírus inativado, ou seja, a vacina contém na sua formulação uma parte do vírus inofensiva para que o corpo possa, a partir daí, construir as suas defesas e criar anticorpos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela