Secções
Entrar

Bruxelas avança com ação legal contra AstraZeneca devido a atraso nas vacinas

Leonor Riso 26 de abril de 2021 às 13:17

Comissão Europeia acusa farmacêutica de não ter um "plano confiável" para assegurar que vacinas chegam a tempo.


A Comissão Europeia revelou esta segunda-feira que vai lançar uma ação legal contra a AstraZeneca por não respeitar o contrato entre ambas relativo à distribuição de vacinas contra a Covid-19 e por não ter um plano "confiável" para assegurar que as encomendas cheguem a tempo.

REUTERS/Henry Nicholls

No contrato, a empresa tinha-se comprometido a fazer os "esforços o mais razoáveis possível" para entregar 180 milhões de doses à União Europeia até ao segundo trimestre de 2021, para chegar a um total de 300 milhões de doses no período de dezembro a junho.

Porém, a farmacêutica revelou num comunicado a 12 de março que só conseguiria entregar um terço dessa quantidade. Uma semana depois, a Comissão Europeia enviou uma carta legal à AstraZeneca, um primeiro passo num processo judicial devido à disputa.

"A Comissão iniciou na última sexta-feira uma ação legal contra a AstraZeneca", afirmou o porta-voz da União Europeia em conferência de imprensa. Os 27 Estados-membros apoiaram a decisão. "Alguns termos do contrato não foram respeitados e a empresa não se encontrou numa posição para desenvolver uma estratégia confiável para assegurar a entrega em tempo útil das doses."

"Queremos assegurar que existe uma entrega rápida do número suficiente de doses a que os cidadãos europeus têm direito e que foram prometidos na base do contrato", adiantou o porta-voz.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela